Jalapão 2019

Jalapão 2019
Fervedouro Bela Vista - Jalpão 2019

domingo, 13 de março de 2016

Pedal Estrada Rio do Julio

Igreja Luterana no Vale das Hortênsias

Estrada Rio do Julio, Vale das Hortênsias ou Pirabeiraba-Schroeder, podem ser tantos apelidos para um trecho que liga a estrada Dona Francisca a cidade de Schroeder em Santa Catarina. Vale das Hortênsias porque o trecho inicial que pertence a cidade de Joinville teve o cuidado de se plantar tais flores junto a casas bem cuidadas. Estrada Rio do Julio porque o rio margeia o lado direito em direção a Schroeder-SC, em todo o percurso, onde há também barragens de PCH-Pequena Central Hidrelétrica Bracinho, pertencente a CELESC.
Esse pedal eu já havia tentado fazê-lo por 03 vezes com outros grupos. A última tentativa foi em 13 de Janeiro desse ano, e as chuvas da semana fizeram desmoronar as laterais da estrada. O que pude ver agora que fiz o passeio é que a estrada recortada ao longo da serra com desnível de 700 metros para Schroeder e o rio beirando favorecem de um jeito ou de outro a interdição após as chuvas.
O que vi também, o trecho bem cuidado ou que tem as flores de hortênsia pertence ao lado de Joinville. Segundo um dos nascidos na região e mountain bike Hélio que nos informou de vários detalhes, a estrada surgiu da necessidade de extração de madeira no passado, sendo alguns trechos trilhas que se tornaram a estrada em meio a montanha. O lado de Joinville foi mais desenvolvido e cuidava até a divisa, e o lado para Schroeder, é o mais acidentado e sujeito aos desmoronamentos em grande parte.
Mas finalmente na semana da comemoração dos meu aniversário, por coincidência me dei o presente do pedal muito esperado, com o Marcos da Roda Livre. Eu havia feito somente um pedal simples, com ele e o Tony da loja Canyon Adventures, para Colônia Faria (entre Campina Grande e Colombo no Paraná).

Fotos do Dia e Link do Roda Livre





Percurso Trilhado no GPS



Comentários

Ps 01. Foto do dia. Numa das primeiras fotos se vê o pai Hélio levando a sua filha Suria nas costas, numa cadeira de carregar criança em trilha da Deuter. Detalhe é que ela foi na costas durante o pedal.



Nenhum comentário: