Jalapão 2019

Jalapão 2019
Fervedouro Bela Vista - Jalpão 2019

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Chapada Dos Veadeiros - Comentários e Impressões - Férias

Depois de alguns dias da viagem e pelo número de postagens, eu procuro resumir página as minhas impressões. Se o leitor chegou aqui, por causa da buscas na Internet no assunto Chapada dos Veadeiros, e ainda não viu todas as postagens, eu sugiro os links abaixo:



Comentários e Impressões

Ps 01. A distância de Brasília a principal cidade da Chapada, Alto Paraíso de Goiás é de 254 km.
Ps 02. No mês de Julho a característica do clima que percebi é que o calor é amenizado pelo vento frio na época. Lembro que durante o pedal do 5. dia teve temperaturas de 31, 34 e 39 graus Celsius.
Ps 03. Mundo pequeno, o nosso guia Estevão (Gudu) nasceu em Curitiba-PR.
Ps 04. A noite os locais de refeição tem em sua maioria opção vegana no clima esotérico da Chapada. Não sei se o clima influencia no tempo de atendimento que era além do normal.
Ps 05. A organização da Bike Ativa tem muitos detalhes e cuidados com o cliente. Veja aqui alguns dos eventos que participei com eles.
Ps 06. Não identifiquei uma lembrança da Chapada que ao comprar fosse inédito. Eram muitas lojas que tem pedra de cristal de rocha, lojas e ambulantes de artesanato.
Ps 07. O sol do cerrado queimou o meu lábio na viagem de ônibus para Chapada.
Ps 08. Sabe aqueles vendedores de rua que você chama de Alternativos, todos estão em Alto Paraíso.
Ps 09. Comer Matula na Parada do Waldomiro depois de pedalar e brincar na piscina do Vale da Lua com algumas cachacinhas e licores daquela mesa de lá, requer um bom repouso na tarde.
Ps 10. Em grupo prefira a opção a vontade.
Ps 11. Todo cantor de bar com mais de 50 anos foi amigo do músico e cantor Renato Russo.
Ps 12. Que gostosa a pousada Aruana na cidade de Cavalcante-GO.
Ps 13. Os incentivos do governo federal na comunidade Kalunga para desenvolvimento do turismo foram as conquistas sociais dos últimos anos.
Ps 14. Todos os tipos de massagens relacionados ao clima da cidade de Alto Paraíso, você encontrará lá. Ayurvédica, Relaxante, Terapia com Pedras, "Tântrico", Cromoterapia e etc.
Ps 15. Foram pedalados por mim 206,46 km e caminhado oficialmente 10,92 km na trilha da Chapada.
Ps 16. O último dia do pedal tinha um desafio de 90 km, mas paramos por causa do horário, aos 67 km, no rio dos Pretos. Realmente não valeria a pena continuar, não teria mais atração além de poeira da estrada até Colinas do Sul.
Ps 18. E toda manhã bem cedo as araras do cerrado apareciam em alguma árvore para nos acordar.
Ps 19. Lembrei que na saída de Curitiba o aeroporto não refletia a crise da economia. Fiquei 30 minutos na fila para despachar minha bagagem, por causa das diversas famílias e suas diversas malas.
Ps 22. No último dia na pousada Aruana de Cavalcante-GO resolvemos pedir pizza, na conta precisaríamos de 6 pizzas. porém a pizzaria da cidade disse que só conseguiriam entregar 5 caixas porque era o que cabia na caixa do motoboy. Nem quiseram fazer duas viagens.


Quem vê pensa que cara guloso, mas em meio a tanta caixa só sobrou 03 fatias do mesmo sabor para o atrasado.
Ps 23. Na volta a Alto Paraíso, na última noite depois da trilha do Parque, nós fomos na pizzaria Vila Chamego. Lá era rodízio de pizza, mas diferente na qual você buscava a pizza nas mesas que serviam depois de assada. Ou seja se você quisesse contar alguma coisa em particular era só convidar alguém para buscar uma fatia.


Rodízio de pessoas pegando uma fatia de pizza
Ps 24. Acostamento que virou ciclovia, mas é acostamento e ciclovia.


Ciclovia a esquerda, Foto by Chris Stokler
Ps 25. Segue o link interessante de um viajante.
Ps 26. Quando estávamos lanchando na trilha da catarata do Rio dos Couros um inseto tentava entrar no olho. Trata-se de uma abelha muito pequena, considerada a menor abelha do mundo chamada Lambe-Olhos. Mas não se preocupe ela não tem ferrão.

Ps 27. Dedico essas postagens a respeito da Chapada dos Veadeiros em memória do meu pai. Essa foi a primeira viagem saindo pelo aeroporto de Curitiba sem a presença dele, que era o última pessoa que eu me despedia e depois a primeira que reencontrava na volta.

Ps n+01. E como os erros de português se criam e aparecem aqui ao longo do tempo cada vez que olho para uma postagem.

sexta-feira, 10 de julho de 2015

Trilha do Parque da Chapada dos Veadeiros

Foto Clássica do Cânion I
Último dia de passeio na Chapada dos Veadeiros. Dessa vez fizemos a trilha oficial do parque, aliás o único acesso autorizado ao público. A entrada fica no lugarejo de São Jorge que faz para da cidade de Alto Paraíso, como dizem por lá este lugarejo é a Búzios da região, ou seja custa mais caro ficar e comer por lá.
No nosso caso depois de retornarmos de Cavalcante para Alto Paraíso, o programado era no dia seguinte a trilha do parque. Foi o único mais caminhado da semana comparado com os outros dias onde chegávamos perto de mountain bike e as trilhas tinham no máximo 2 km.
No começo o nosso guia Estevão, mais conhecido por Gudu nos explanou sobre a flora do parque, falando de espécies como o candombá, a orelha de ovelha, o copaíba. No caminho também falou de geologia, no caso o cristal de rocha que teve os seus últimos interesses econômicos durante a 2. guerra e pós-guerra  mundial, na confecção de osciladores de frequência utilizados na eletrônica.
Depois seguimos até a cachoeira das Cariocas para um banho de rio.

Cachoeira das Cariocas

 Da cachoeira das Cariocas fomos para os Cânions I e II. Esse local é muito interessante onde nadando um pouco contra o rio você avista a cachoeira do cânion.



No final foi o retorno para o lugarejo de São Jorge para um lanche. Depois para a pousada em Alto paraíso e a noite um rodizio de pizza na Vila Chamego onde quem se desloca é o cliente para pegar as diversas pizzas que são assadas no pátio.

Fim de férias na Chapada. Valeu grupo da Bike Ativa.



Fotos do dia


Fotografado pelo Grupo


Trilhado no meu GPS



quinta-feira, 9 de julho de 2015

Último Pedal Lado Oposto da Chapada dos Veadeiros

Pessoal pousando para a saída...

....mas a saída é pro outro lado
Nosso último dia em Cavalcante-GO tinha como objetivo o primeiro pedal do lado oposto da Chapada. Quase que um percurso de 90 km até Colinas do Sul. Conforme o Luciano da Bike Ativa era primeira vez que um grupo de fora tentava fazer esse percurso.
No começo fomos de micro-ônibus até perto do inicio que é o topo da estrada para um desnível de de 920 para 423 metros de altimetria.
Esse pedal não foi tão fotografado por mim. Mas teve momentos bons como o pastel do bar do Aldemar na comunidade de Capela (pertencente a Cavalcante).

Da esq. para dir. Maumau, Rubens, Gudu (Estevão), Luciane, Rejane Luciano, Aldemar (bar), Harti, Noelle, Andrea, sentadas: Barbará, Michéle e Marilli.
O pedal terminou no rio dos Pretos para um banho onde encontramos mulheres do acampamento MST lavando as roupas na beira do rio com suas crianças.
Depois a volta tinha estrada de chão até Colinas do Sul e mais estrada de chão numa subida longa. Depois de Colinas quase 30 km de estrada de chão numa subida até a localidade de São Jorge (Alto Paraíso de Goiás).

Fotos do Dia




Fotografado pelo Grupo


Mais da Chapada dos Veadeiros

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Pedal Quilombola Kalunga e Cachoeira Santa Barbará - Chapada dos Veadeiros




Da cidade de Cavalcante-GO saímos para o 1. pedal com opção de retorno que no total seriam aproximadamente 68 km. Esse pedal tem um roteiro histórico que é o Quilombola Kalunga para acesso a cachoeira Santa Barbará.

Rubens marcando a presença
Foram 30 km de bicicleta até a comunidade, mais 2 km até a entrada da trilha da  cachoeira Santa Barbará. Durante o percurso vários córregos cruzavam a estrada e pedalar com o tênis molhado passou a ser normal.
Quem quisesse, e eu quis, pode fazer a trilha de bike (que aparece nas fotos) e depois uma caminhada até a cachoeira que estava cheia de gente ao redor, quase não tinha onde deixar a roupa.

Cachoeira Santa Barbará

Apesar do sol dessa época pegar a área da cachoeira de lado pode-se notar o verde esmeralda da água com fundo de areia branca.




No retorno fomos almoçar na comunidade, no restaurante Galileus, o menu do dia era galinhada, mandioca frita, peixe do dia Piau, arroz e feijão com salada de tomate.

cozinheiras do Galileus, foto by Marilli
Depois a volta a partir do Galileus até a pousada Aruana para última noite que teve pizza. No detalhe que o pedido eram de cinco sabores, mas o moto-táxi só atende até 04 pizzas.

Fotos do dia


Fotografadas pelo grupo




Trilhado no meu GPS

Ida


Retorno


Nota: 
O nome Calunga ou Kalunga significa "Tudo de bom" nas línguas bantas. Significa também "necrópoles" em quicongo. Dentro do espiritismo, pode significar "grande mar", e também o nome de uma falange (grupo de seres do mundo espiritual). Nas religiões afro-brasileiras também significa "cemitério" e "Calunga Grande" significa "beira do mar". Na mitologia banta, é o nome de uma divindade secundária. (FONTE:Wikipédia)

Mais da Chapada dos Veadeiros

terça-feira, 7 de julho de 2015

Pedal Tranquilo até as Cachoeiras das Loquinhas - Chapada dos Veadeiros


Uma mudança de decisão no roteiro e fizemos um pedal de 4 km até a cachoeiras Loquinhas. O local possui um acesso pago e uma trilha toda preparada com  diversos poços. Como o dia estava na temperatura de 18 .C e coberto de nuvens esse rapaz de azul no canto ali encima na foto não quis entrar na água.

Na volta nos preparamos para mudar para a cidade de Cavalcante para a pousada Aruana, porque o dia seguinte seria bem pedalado. A pousada é muito boa, poderia ser a pousada do evento se as principais atrações não ficassem em Alto Paraíso.

A noite fomos numa cervejaria artesanal Aracê, que pertecence a uma família chilena. Diz o dono que a filha se casou com um brasileiro, que mostrou a cidade a ele e resolveu vir para o Brasil e fabricar cerveja artesanal servidas com empanadas e pastel de choclo e outros aperitivos da cozinha chilena.

foto by Aracê

Fotos do dia

Fotografadas pelo grupo



Trilhado no meu GPS

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Pedal Vale da Lua - Chapada dos Veadeiros

Formação rochosa no Vale da Lua
Esse dia foi o pedal mais diversificado da região. Iniciou na pousada Alfa Ômega saindo pela rodovia GO 239.

Primeira parada no bar Rancho do Waldomiro onde faríamos o almoço (Matula) na volta, com direito a diversas cachaças, entre elas buriti, jaboticaba, cana e etc.




Depois fizemos uma parada no Jardim de Maytrea, onde o guia Gudu falou sobre o local e a referência esotérica, que está dentro do Parque Nacional.

Veredas apelidadas de Jardim de Maytrea
No final alcançando o Vale da Lua, que é a descida de um rio em meio a uma formação rochosa de areia compactada, conhecida por paraconglomerado que foi apelidado por lembrar a superfície da Lua.


Formação que lembra o solo lunar.


Na nossa volta tive ir no ônibus porque o câmbio da coroa se deslocou e apesar de ajustá-lo novamente não queria testar subindo. Na volta ao Rancho do Waldomiro provei os diversos licores e cachaças o quye comprometeu meu retorno a Alto Paraíso, que não foi pedalado. Não costumo postar prato de comida então vai o link.

No mais foi retornar para a pousada, tomar uns chás e a noite ir até o bar vegano Cravo & Canela.

Fotos do dia



Fotografadas pelo grupo


Trilhado no meu GPS



Mais da Chapada dos Veadeiros

domingo, 5 de julho de 2015

Pedal Cataratas do Rio dos Couros - Chapada dos Veadeiros

Grupo pronto para pedalar


Para começar a semana na chapada dos Veadeiros, fizemos um pedal com inicio deslocado da nossa pousada. A idéia era superar o subida longa para um pedal de 31 km, sendo que no final teria uma trilha a pé de 1,5 km para os diversos saltos do rio dos couros, sendo eles Muralha, Franja, Bujão e no final Parafuso que é somente visualizado através de um cânion.

Antes da etapa caminhada fizemos um almoço preparado pela Michéle, uma macarronada fria que para o calor caiu bem, além de outros lanches complementares.




E durante a trilha quem se atreveu a pular...

Nosso guia Gudu (Estevão da Travessia) em ação. A sequência está no álbum.
Rejane, Rubens, Maumau e Andrea



Fotos do dia



Fotografadas pelo grupo



Trilhado no meu GPS

Mais da Chapada dos Veadeiros

sábado, 4 de julho de 2015

Férias Aventura - Rumo a Chapada dos Veadeiros

Grupo que se encontrou no aeroporto para viagem

Depois de algum tempo volto a escrever aqui, e dessa vez com uma grande viagem por mais uma grande região do Brasil, a Chapada dos Veadeiros. Uma viagem com muitas cachoeiras em meio ao cerrado.

Tudo começou no final de Fevereiro quando a Michéle da Bike Ativa me avisou que estavam programando essa viagem. No mês de Abril reservei as passagens e faltava só marcar as férias parciais do ano. 

Dessa vez seriam 5 dias de bicicleta mountain bike e 01 dia de trilha a pé no parque da Chapada dos Veadeiros, nordeste do estado de Goiás. A primeira vez no estado. A bicicleta inclusive partiria uam semana antes com a Bike Ativa para o encontro no aeroporto de Brasilia e seguiríamos 243 km até a cidade de Alto Paraíso de Goiás, na pousada Alfa Ômega.


Fotos do dia