Jalapão 2019

Jalapão 2019
Fervedouro Bela Vista - Jalpão 2019

domingo, 28 de abril de 2013

Buraco do Padre em 2013



O Buraco do Padre já aqui comentado em outras postagens é uma das jóias da natureza dos Campos Gerais. Depois que conheci a Chapada Diamantina-BA, quando olho esse monumento da natureza me vêem flashes de lá. 

Não temos o mesmo cuidado e não damos a mesma importância a esse local. Talvez, porque não é um parque, mas mesmo um parque na Bahia tem muitos problemas. Um exemplo que me impressionou  recentemente foi o parque Torres Del Paine, por conta de todo o cuidado e aproveitamento turístico e claro que lá o dinheiro faz a diferença.. 

Talvez seja repetitivo aqui, mas é que os campos gerais tem muita natureza de potencial turístico, mas falta algo que não sei se é interesse da comunidade, governo ou cultura.

Desde de julho de 2012 o Buraco do Padre  foi interditado para melhorias com a promessa da liberação em dezembro do mesmo ano. Talvez por lidar com o meio ambiente o proprietário teve problemas. Mas as pessoas continuam indo. A situação não mudou, ou até piorou. Onde tinha um acesso, ele foi bloqueado, mas outro ao lado foi feito sem muito cuidado e logo alguém vai entrar de carro e não vai poder sair, se não for um 4x4. 

Mas pelo menos dessa vez pela dificuldade de ir até lá e pelo aviso de interditado não vi muito lixo, que foi um ganho para o local que tinham muitos órfãos dos verdadeiros lixeiros, porque quem limpa não é lixeiro como dizia a minha vó.

Foi bom rever um local que não me canso e que recuperou-se de um incêndio desde a última vez que estive lá, apesar de interditado indefinidamente.



Comentários:

Ps 01. Uma mudança que notei foi a retirada da cerca que havia próximo da área de estacionamento. Uma nova cerca com quebra corpo foi instalada mais a frente onde começa a trilha sob as árvores.

Ps 02. Capão da Onça e canion São Jorge são os proximos destinos na região ainda esse ano.

Nenhum comentário: