Jalapão 2019

Jalapão 2019
Fervedouro Bela Vista - Jalpão 2019

sábado, 5 de maio de 2012

Morro Capivari Grande Numa Tarde

Vista do Capivari Grande para o homônimo Médio
O dia da super lua cheia foi do desejo de sair para alguma montanha. Mas levantar 10:30 h da manhã é um tanto atrasado para uma boa trilha. 
Nessa hora as redes sociais acabam contribuindo. Mais que derrepente no Facebook o Mildo me aciona perguntando se queria ir no começo da tarde para o morro Capivari Grande.
Um convite inesperado e aceito. Logo eu fui me organizando no que levar. Não digo que não deixei algo importante em casa como as luvas, que desde a minha ida ao morro Castelo dos Bugres me fez perceber a importância.

Quanto ao morro Capivari Grande, eu havia lido algo no blog do Pedro Hauck. Esse morro fica depois da represa Capivari da COPEL. A entrada é numa estrada logo após o posto de gasolina Alpino.

aqui o carro não subiria


Tentamos subir de carro, mas até a metade, pois parte da concretagem se perdeu num trecho com barro liso que só um 4x4 conseguiria passar. Isso fez voltarmos ao posto da BR-116 para deixar o carro. Então as 14:10 h começamos a subir a estrada até as torres de telecomunicações. Após passarmos o trecho de barro encontramos um Gol estacionado que dever ter passado no local, foi quase depressão. Em 01 hora estávamos nas torres de telecomunicações. Continuando subindo encontramos um grupo de estudantes de biologia que perguntaram se também éramos biólogos para estar ali. Depois descobrimos que eram estudantes de Santa Catarina.

morro abaixo estudantes retornando


Subida a frente chegamos no local que os biólogos de antes chamaram de mata nebular. Mas comentamos que aqueles estudantes não devem ter seguido em frente, porque eles estavam limpos, o que no nosso caso até chegar ao cume foi impossível de se preservar, em meio a trilha molhada. 

No total de 02 horas de subida estávamos assinando o livro do cume, com o visual parcial pela formação de neblina.

chegada junto a caixa do livro do cume



 


Comentários:

Ps 01. Os números da subida: saída do posto as 14:10h, chegada nas torres 15:05, chegada no cume 16:55 h e retorno ao posto 19:10 h. Se o carro tivesse subido seriam 2 horas a menos.

Ps 02. Era o dia tão comentado da super Lua Cheia de 2012.

Ps 03. Foi minha primeira investida de montanha de 2012.

Ps 04. Uma tarde ás vezes funciona.

Ps 05. Veja aqui mais fotos do Mildo.



5 comentários:

JOPZ_B1B disse...

OPAZ, faz anos que fui e nunca mais voltei.. bom saber que a estradinha tá 1/2 detonada... nesse mesmo sabadão eu estava ali pertinho de vcs, nas águas da REPRESA DO CAPIVARI, só que na parte mais do fundo da represa, eu podia ver o Taipa, Caratuva, Itapiroca, Tucum... e como tinha visto o convite do Mildo imaginei que ele poderia estar no topo do Capivari, mas para chegar com o nosso barquinho até o outro lado da represa e ver o capivari eu gastaria mais de 1h navegando... sai cedo de CWb e havia um pouco de sol, mas felizmente abriu bastante... na represa poucas nuvens e daquelas passageiras... começou na hora certa a temporada de montanhas, eu tentei uma travessia duas semanas atras e só peguei nuvem.

intepz,

JOPZ

Unknown disse...

É Jopz, muito lambari na pescaria do dia? Ainda bem que você tava na parte mais funda porque a represa deve estar uns 4 metros abaixo do nível normal. Pois é um tanto meio sem querer, mas pensando no dia, fiz essa saída um tanto surpresa. O Mildo contou da façanha de vocês de dias atrás. Coragem na chuva. Sabe que semana passada faltando duas horas para sair em viagem para o Parque Nacional do Itatiaia, eu abortei por causa das chuvas, que impossibilitaram as subidas de quem foi. Frescura, é que não subo montanha com chuva, não me convidem nessa situação. Mas a temporada promete.

JOPZ_B1B disse...

OPAZ, eu cheguei duas vezes no portão do PARQUE ITATIAIA e abortei por causa da chuva, só na terceira tentativa que deu certo... o ideal por lá é no inverno, mas comigo foi o contrário... nas duas vezes que fomos no inverno deu xabu, dai resolvemos tentar em pleno mes de janeiro (periodo que mais chove) e deu certo, dois dias ensolarados... caprichos da montanha...

SIPZ, lambaris, tilapias e até bagrinhos, algumas imagens nesse link... mas a gente não faz questão de guardar os peixes, fazemos o famoso PESQUE E SOLTE, são todos devolvidos para a represa que de fato esta bem baixa...

http://b1brasil.blogspot.com.br/2012/05/lua-cheia-no-capivari.html

2012 PROMETE, ontem até fui comprar um bota nova!

intepz,

JOPZ

Unknown disse...

Olá Maurício,
Passamos aqui para ver as dicas destes lugares diferentes que só vocês conhecem...
Acho que não conseguiríamos fazer essa subida numa tarde, com certeza!
Abraços!
Marcia

Unknown disse...

Olá como tudo bem com vocês? Essa pernada foi um tanto corrida sem correr, mas é que já tínhamos o relato do Pedro Hauck que ajudou na decisão. Nos disseram na subida que tinha um casal de São Paulo descendo. Só não sei se eles fizeram bati-volta, que isso sim seria bastante coisa. Abraços