Jalapão 2019

Jalapão 2019
Fervedouro Bela Vista - Jalpão 2019

domingo, 26 de abril de 2009

Morro Castelo dos Bugres

Posted by Picasa

O Morro Castelo dos Bugres localizado na serra Dona Francisca, próximo a estrada de mesmo nome, na cidade de Campo Alegre-SC tem uma característica peculiar, que atrai os visitantes. No topo há uma formação de rochas como se fossem empilhadas pelo criador.

Assim, depois do convite da Rosane fomos ao Morro Castelo dos Bugres com o grupo Altaneiros. Além da subida teve festa para comemorar os aniversários da Rosane e da Thays, essa última que organizou o passeio. Cerca de 30 pessoas estiveram lá.
A subida leva de 1:30 a 2:00 horas, ainda mais se a trilha estiver molhada que foi o nosso caso. Acabei levando um escorregão de cinema na trilha durante o retorno
Com a condição da trilha úmida pode-se traçar um paralelo com a catástrofe de Santa Catarina durante as chuva do 2. semestre de 2008. A terra fica muito mole e sem a sustentação da floresta vindo a desabar. Fica uma reflexão sobre a mudança na lei ambiental de Santa Catarina, que não é para preservá-la mas para adequar e consequentemente aumentar os cortes de árvores.
Na foto acima um dos componentes do grupo que teve a coragem de subir na pedra por uma corda deixada lá. O que não é recomendável sem um cinto cadeirinha, freio, corda de procedência conhecida e capacete. Quando tudo dá certo, como foi o nosso passeio é só sorriso, mas quando não pelo mínimo é só lamentação.

Comentários:

Ps 01. O morro Castelo dos Bugres pertence a cidade de Joinville-SC ao invés de Campo Alegre como se imagina.

Nenhum comentário: